SÃO CONSIDERADAS SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES A VITAMINA E; VITAMINA C SENDO IMPORTANTE NA ABSORÇÃO DO FERRO DIETÉTICO.COMO A PRÓPRIA OBESIDADE VISCERAL OU INTRA-ABDOMINAL, MOLÉSTIA DE HASHIMOTO OU TIREOIDITE DE HASHIMOTO, E UM UNIVERSO DE MOLÉSTIAS AUTO-IMUNES.
Os antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substâncias naturais que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres. O termo antioxidante significa "que impede a oxidação de outras substâncias químicas", que ocorrem nas reações metabólicas. Estes efeitos tóxicos do oxigênio têm sido associados ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças crônicas, inflamatórias e degenerativas. Os componentes celulares não são protegidos totalmente por antioxidantes endógenos, e é bem estabelecido que antioxidantes obtidos da dieta sejam indispensáveis para a defesa apropriada contra oxidação e, portanto, têm importante papel na manutenção da saúde. A aterosclerose está intimamente relacionada ao estresse oxidativo, uma vez que, entre seus principais determinantes, estão a hiperlipidemia e a hiperglicemia, condições nas quais ocorrem modificações na lipoproteína de baixa densidade (LDL) favorecendo a formação da placa aterosclerótica. No diabetes Melittus também é bastante conhecido o papel do estresse oxidativo, que contribui para a inflamação e disfunção endotelial. O estresse oxidativo está envolvido, ainda, na fisiopatologia da hipertensão arterial sistêmica. Os incontestáveis benefícios para a saúde associados ao consumo de frutas e hortaliças devem-se, em parte, à presença de antioxidantes nestes alimentos, mas os efeitos protetores de dietas saudáveis como a dieta mediterrânea, por exemplo, não parecem ser reproduzidos por meio do uso de suplementos nutricionais. É necessária a introdução da ingestão de uma alimentação bem variada e nutritiva.
Os antioxidante previnem significativamente ou atrasam a oxidação de substratos susceptíveis. São consideradas substancias antioxidantes a vitamina E; vitamina C sendo importante na absorção do ferro dietético. Atualmente a vitamina C também é muito estudada no tratamento do câncer. Os carotenoides estão associados com risco diminuído de câncer e doenças cardiovasculares. Já os polifenóis são os antioxidantes mais abundantes da dieta, estão em grandes quantidades no chá verde e cacau. Estes flavonoides polifenólicos são os mais potentes como antioxidantes. Considerando-se que a doença cardiovascular (DCV) está entre as principais causas mundiais de mortalidade e que o processo oxidativo contribui para o aumento do risco cardiovascular, medidas com potencial antioxidante surgem como uma estratégia promissora no controle de fatores de risco.
Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611
Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930
1. A aterosclerose está intimamente relacionada ao estresse oxidativo.
http://crescersim.blogspot.com
2. Já os polifenóis são os antioxidantes mais abundantes da dieta, estão em grandes quantidades no chá verde e cacau
http://nutricaocontrolada.blogspot.com
3. No diabetes mellitus o estresse oxidativo contribui para a inflamação e disfunção endotelial.
http://diabetesmellitustipo2.blogspot.com
AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
Referências Bibliográficas:
CERQUEIRA F. M.; MEDEIROS M. H. G.; AUGUSTO O. Antioxidantes dietéticos: Controvérsias e perspectivas. Química Nova, Vol. 30, No. 2, 441-449, 2007.
Contato:
Fones: (11)5572-4848/(11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/
Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br
Google Maps: